25.5 C
Brasília
Home Brasília Reforma de ponte beneficia cerca de mil moradores do Ribeirão Extrema

Reforma de ponte beneficia cerca de mil moradores do Ribeirão Extrema

Na região de Planaltina, DER/DF e Seagri recuperam passagem de madeira de 17 metros, agora com estrutura metálica

A partir de hoje (19), aproximadamente mil pessoas que moram nas redondezas do Ribeirão Extrema, na VC-173, que liga a DF-320 à DF-310, em Planaltina, já podem trafegar com tranquilidade e segurança pela ponte localizada sobre o riacho.

Isso porque o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), inaugurou na tarde desta terça-feira (19), com estrutura reforçada, a passagem de 17 metros de comprimento por 5,5 metros de largura.

A estrutura, que até então era de madeira, teve um trecho de sua parte central quebrada depois do atolamento de um caminhão no início de março.

Desde então o tráfego no local foi interrompido e, após uma análise técnica, foi iniciada a construção de uma nova ponte, mas agora totalmente em estrutura metálica. O objetivo é garantir a passagem de caminhões carregados de feijão, milho e soja dos produtores da região.

Servidores do 1º Distrito Rodoviário do DER/DF trabalharam diariamente nos perfis metálicos (solda). Também houve reforço da passagem com mais dois pilares de estrutura metálica, para entregar a ponte aos moradores da região o quanto antes.

O diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo órgão também nas comunidades rurais. “Essa é uma região produtora de alimentos e precisa escoar essa produção para todo Distrito Federal. Portanto, era essencial entregar uma ponte dessa qualidade para a região”, destacou.

Fim do transtorno

Com a conclusão da obra e a liberação da passagem, aproximadamente mil moradores da região foram beneficiados. A ponte fica justamente no meio do trajeto entre as 20 fazendas da Comunidade Rio Preto, na zona rural da cidade, e a cooperativa responsável por dar vazão à safra daqueles agricultores – às margens da DF-320, no sentindo ao Paranoá. Parte dela abastece as prateleiras de vários supermercados do Distrito Federal.

Com interrupção obrigatória do tráfego para que a melhoria pudesse ser executada, os caminhoneiros precisavam dar um volta de aproximadamente 30  quilômetros para entregar suas cargas. Agora, o caminho será novamente encurtado.

O presidente da Cooperativa Agrícola Rio Preto LTDA (Coarp), Valter Baron, agradeceu pela obra, que facilita a rotina dos trabalhadores rurais. “Este é um exemplo de obra pública, porque foi um trabalho feito com dedicação dos servidores”, completou.

Além do diretor geral do DER/DF e de Valter Baron, estiveram presentes à inauguração o secretário executivo de Agricultura, Vilmar Rodrigues, o administrador de Planaltina DF, Antônio Célio Rodrigues, e produtores rurais da região.

* Com informações do DER/DF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Em Samambaia, 3,7 mil atendimentos em uma semana

Lançado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) em Samambaia, o projeto itinerante Cidade da Segurança Pública foi finalizado neste domingo (1º) com ações...

Beneficiários do ‘Prato Cheio’ ganham cartilha

Todos sabem que as frutas da estação são mais baratas, que os alimentos não processados são os mais recomendados e que a composição...