23.5 C
Brasília
Home Brasília GDF doa oito mil testes de Covid-19 para o Entorno

GDF doa oito mil testes de Covid-19 para o Entorno

Doação atinge quatro municípios e faz parte de acordo com o estado de Goiás

Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é necessário unir esforços. Com esse pensamento, o Governo do Distrito Federal (GDF) doou ao estado de Goiás oito mil testes para diagnóstico de Covid-19. A medida vem após um acordo cooperativo entre os governos e vai ajudar no diagnóstico de doentes em quatro municípios: Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso.

“Temos um fluxo diário de aproximadamente 600 mil pessoas do Entorno. Ajudando a cuidar da saúde deles, estamos cuidamos também da saúde do Distrito Federal”, avalia o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares. Ele explica que, além da doação dos exames, a Secretaria de Saúde do DF também treinou e capacitou servidores dos municípios goianos. “Compartilhamos também os protocolos e as notas técnicas como forma de uniformizar a atuação aqui e lá”, acrescenta Tavares.

A aplicação dos testes no Entorno, segundo o secretário, será coordenada pelo próprio município. “Lá, o ritmo será o mesmo do nosso. Os testes serão recomendados para quem tem sintomas”, esclarece.

Embora o programa seja destinado neste primeiro momento a essas quatro cidades, a intenção é que todos os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) que fazem fronteira com o Goiás possam receber o suporte no futuro. Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso foram os primeiros a assinar o acordo de cooperação e, portanto, a receber o material para o teste e a capacitação.

Gestores de saúde dessas quatro cidades, inclusive, já participaram de um treinamento conduzido pelo diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde do DF, Saulo Jacinto. A iniciativa serviu para tirar dúvidas com relação à testagem e transmitir experiências do DF em relação ao diagnóstico de Covid-19 na população.

Acordo interestadual

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Araújo, a doação dos testes faz parte do acordo de cooperação firmado com o estado de Goiás no mês passado. “Estamos colocando em prática os termos do acordo que assinamos”, declarou Araujo.

O termo de cooperação regulamenta o atendimento da população da Ride nas unidades de saúde do DF, que passa a receber os valores do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes aos tratamentos realizados. O documento ainda estabelece ações conjuntas de enfrentamento da pandemia de Covid-19 como testagem em massa, o tratamento e a adoção de medidas de controle sanitário de combate ao vírus.

O acordo de cooperação foi assinado em 15 de maio de 2020. A cooperação entre os estados deve continuar após a pandemia e visa beneficiar 33 municípios que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) regulamentando o atendimento de toda a população nas unidades de saúde daquele estado e do DF.

Informações Agência Brasília

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Hospitais de campanha do DF já deram alta a 700 pacientes

O Hospital de Campanha do Autódromo foi o responsável por dar alta médica ao paciente de número 700 tratado nos hospitais de campanha...

Webinário aborda os 15 anos da Lei Maria da Penha

Resultado da luta da cearense Maria da Penha Maia Fernandes, brutalmente agredida pelo marido, a Lei n° 11.340, de 7 de agosto de...

Espécies da América Central ganham espaço no Jardim Botânico

A Alameda das Nações e dos Estados do Jardim Botânico de Brasília (JBB) ganhou mais um espaço, o Jardim da América Central, inaugurado...