- PUBLICIDADE -

Rede de combate ao feminicídio é fortalecida no DF

Novos servidores tiveram conteúdo do assunto durante curso de formação

Os mais de 150 servidores chamados pela Secretaria de Desenvolvimento Social aprovados em concurso público receberam, durante o curso de formação, conteúdos referentes ao enfrentamento à violência contra a mulher. Apesar de ter sido direcionada para os novos trabalhadores, os veteranos da pasta também vão passar pela mesma capacitação a partir do ano que vem.

“É a primeira vez na história da secretaria que contamos com essa estratégia junto ao servidor”, enfatizou a secretária Mayara Noronha Rocha durante reunião remota da Câmara legislativa do DF, dentro da CPI do Feminicídio, nesta quinta-feira (19). “Nosso objetivo é envolver as equipes na temática, de modo que todos estejam aptos a proceder os devidos e imediatos encaminhamentos quando constatarem situações correlacionadas à violência contra a mulher”, complementa.

A gestora informou também que mais três Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), principal unidade socioassistêncial para acolhimento dessas demandas, vão ser inaugurados durante o próximo ano: São Sebastião, Recantos das Emas e Paranoá.

De acordo com a secretária, o número de atendimentos de casos relacionados à violência contra a mulher feitos pelas unidades socioassistenciais subiu de 407, em 2019, para 764, em 2020. “Este crescimento tanto pode estar relacionado à quarentena, que implica maior convivência entre possíveis agressores e vítimas, quanto ao atendimento remoto, iniciado na pandemia, o que possibilitou chegar a mais pessoas e conhecer mais casos”, explica.

A CPI contou com a participação dos distritais Arlete Sampaio (PT), Julia Lucy (Novo), Fábio Félix (Psol) e do presidente da comissão, Cláudio Abrantes (PDT). Segundo o pedetista, o relatório final da apuração vai contribuir muito com o Governo do DF, “porque a violência doméstica é um câncer que acontece no mundo”, finalizou.

Atendimento socioassistêncial à mulher brasiliense

. 265.286 mulheres do DF estão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

. 136.505 mulheres constam como responsáveis familiares (titulares) no Cadastro Único.

. 66.567 famílias de mulheres que são responsáveis familiares têm renda per capita menor ou igual a R$ 89.

. 74.311 famílias de mulheres responsáveis familiares recebem o Programa Bolsa Família.

*Com informações da Sedes

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Governo do DF Monta 11 Novas Tendas de Hidratação e Contrata 200 Médicos para Combater Dengue

Governador Ibaneis Rocha amplia infraestrutura de saúde e equipe médica em resposta à epidemia crescente na região O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou...

Governador Ibaneis Rocha sanciona lei histórica para valorização da Polícia Penal do DF

Reajuste salarial e medidas estruturais marcam um novo capítulo na segurança pública do Distrito Federal O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta terça-feira (26), a lei...

Ceilândia: Novo Quartel dos Bombeiros é Inaugurado para Melhor Atendimento à População

Instalações Modernas e Sustentáveis Refletem Compromisso com o Bem-Estar e a Eficiência dos Serviços de Emergência na Maior Cidade do Distrito Federal Em uma cerimônia...