12.5 C
Brasília
Home Economia GDF regulamenta Programa de Atenção do Dependente Químico no serviço público

GDF regulamenta Programa de Atenção do Dependente Químico no serviço público

Ação da Secretaria de Economia já acolheu mais de 2,7 mil servidores

O Governo do Distrito Federal (GDF) regulamentou, nesta sexta-feira (29), o Programa de Atenção ao Dependente Químico (PADQ) para servidores públicos locais. A cerimônia ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti e contou com a presença de autoridades do Governo, presidentes de sindicatos, representantes da sociedade e servidores.

O decreto Nº 41.747, de 28 de janeiro de 2021, prevê o acolhimento dos servidores de acordo com o grau da dependência, que podem ser encaminhados para a intervenção mais adequada, seja psicoterapia individual ou em grupo. O programa também trabalhará ações preventivas com familiares e gestores.

O secretário de Economia, André Clemente, destacou a importância dos representantes do Governo, sociedade civil e setor produtivo estarem engajados na ação. “O sistema evolui quando estão todos juntos. Saúde, bem-estar e o cuidado com as pessoas já estavam desde o início no Plano de Governo do governador Ibaneis. Nós agimos em conjunto, cuidamos do outro e de quem precisa. Esse é um projeto a longo prazo. Hoje é um dia para firmarmos um compromisso de continuarmos cuidando dos dependentes químicos no serviço público”, afirmou.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Economia, por meio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida e da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, e visa à promoção da saúde mental, à prevenção do adoecimento psíquico por uso de substâncias entre servidores e ao acompanhamento especializado.

Na abertura do evento, Ana Paula Lima, subsecretária de Segurança e Saúde no Trabalho (SEEC/SEQUALI/SUBSAÚDE) reforçou que o abuso de álcool e outras drogas é uma realidade mundial e impacta o convívio interpessoal, também no ambiente de trabalho. “Desde 2015 já conseguimos acolher mais de 2,7 mil servidores com esse Programa. O ser humano é nosso maior patrimônio, e nós contamos com uma equipe especializada para acolher essas pessoas”, garantiu.

Logo em seguida, Adriana Faria, secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida, relembrou que a dependência química “envolve preconceitos e tabus”, e acrescentou: “Estamos aqui para fazer um pacto a favor da saúde mental, na presença de tantas autoridades. Hoje deixamos um legado. É uma política de estado, um trabalho consistente”.

“Esse reconhecimento é importante. Cuidar de quem cuida”, disse Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde-DF, referindo-se aos servidores públicos. “Muitas pessoas afundam, entram em dependência, e o Governo, ao definir essa Política, mostra coragem e vontade de enxergar, e traz o servidor para o centro da atenção”.

Para Rogério Barba, ativista em Brasília e ex-usuário de drogas, a posição do GDF em acompanhar e acolher o servidor público mostra a valorização e o respeito. “Precisamos agir sem julgamento. Essas pessoas precisam ser acolhidas, receber carinho, afeto e companheirismo. Vamos levar o DF como exemplo para outros estados”.

PADQ
Institucionalizado em 2011, o Programa de Atenção do Dependente Químico (PADQ) conta com uma equipe multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que prestam apoio e auxílio aos servidores com alguma dependência química e oferecem suporte aos familiares dos servidores que participam do Programa. Com a sua regulamentação por Decreto, ele passa a ter normas e diretrizes e a ser reconhecido como uma política de Estado.

O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Economia como forma de prevenção e assistência àqueles que apresentam algum problema relacionado ao uso e à dependência de álcool ou qualquer outra substância aditiva.

O acesso ao PADQ se dá via SEI, por demanda espontânea e encaminhamento interno.

Informações Secretaria de Economia do DF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Rapper WL lança nova música que fala sobre as dores e alegrias da vida

O single ‘Game Over’ faz uma analogia entre as fases de um jogo de videogame e o dia a dia da vida dos brasileiros;...

Propostas de compra de imóveis em Arniqueira podem ser entregues até as 21h

Terracap ampliará atendimento nesta sexta (18). É importante não perder a oportunidade para garantir os benefícios Acaba nesta sexta-feira (18) o prazo para que os...

Nação BRB FLA atinge a marca de 1 milhão de clientes

Banco digital vai ganhar nova versão de app, mais intuitivo e funcional O NAÇÂO BRB FLA atingiu a marca de 1 milhão de clientes. Fruto...

Pedido do Prof. Jordenes de fazer do canteiro central da BR-020 uma pista exclusiva do transporte público será acatada pelo GDF

A pista vai ligar o Plano Piloto a Sobradinho e ao Balão do Colorado; iniciativa teve o apoio do governador Ibaneis Rocha e do...