13.5 C
Brasília
Home Brasília Lançada pesquisa sobre infecção por covid-19 no país

Lançada pesquisa sobre infecção por covid-19 no país

Secretário de Saúde elogia o estudo, que prevê a testagem de mais de 211 mil pessoas

Na manhã desta quarta-feira (5), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), participou do lançamento da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), na sede do Ministério da Saúde.

“Vamos nos unir para enfrentar o nosso único inimigo, que é o vírus”Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

O estudo lançado pelo órgão federal tem por objetivo identificar o perfil por infecção de covid-19 na população utilizando dados da Pesquisa Populacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

AbrangênciaA nova pesquisa vai permitir entender o comportamento do vírus no Brasil e descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes do estudo. “É um arrojado estudo epidemiológico que trará respostas fundamentais para que possamos acertar o alvo”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Vamos nos unir para enfrentar o nosso único inimigo, que é o vírus”.

A pesquisa prevê a testagem sorológica de um público-alvo de 211.129 indivíduos, em 274 municípios brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, esse é um dos maiores inquéritos sorológicos sobre covid-19 registrados no mundo, até o momento.

“Será um trabalho de muita expressividade para o país”Osnei Okumoto, secretário de Saúde

As amostras sorológicas coletadas serão analisadas nas unidades de apoio ao diagnóstico de covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O material deve permitir a detecção da resposta à infecção e à vacina.

Okumoto parabenizou a iniciativa e ressaltou que os resultados vão auxiliar no enfrentamento à pandemia no país e no Distrito Federal. “Será realmente um trabalho de muita expressividade para o país”, declarou.

Participaram também do lançamento o secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Arnaldo Medeiros; o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira; o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Socorro Gross.

*Com informações da Secretaria de Saúde

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Rapper WL lança nova música que fala sobre as dores e alegrias da vida

O single ‘Game Over’ faz uma analogia entre as fases de um jogo de videogame e o dia a dia da vida dos brasileiros;...

Propostas de compra de imóveis em Arniqueira podem ser entregues até as 21h

Terracap ampliará atendimento nesta sexta (18). É importante não perder a oportunidade para garantir os benefícios Acaba nesta sexta-feira (18) o prazo para que os...

Nação BRB FLA atinge a marca de 1 milhão de clientes

Banco digital vai ganhar nova versão de app, mais intuitivo e funcional O NAÇÂO BRB FLA atingiu a marca de 1 milhão de clientes. Fruto...

Pedido do Prof. Jordenes de fazer do canteiro central da BR-020 uma pista exclusiva do transporte público será acatada pelo GDF

A pista vai ligar o Plano Piloto a Sobradinho e ao Balão do Colorado; iniciativa teve o apoio do governador Ibaneis Rocha e do...