16.5 C
Brasília
Home Brasília Primeira grande obra do Setor de Rádio e TV Sul atinge 81%...

Primeira grande obra do Setor de Rádio e TV Sul atinge 81% de execução

A primeira grande obra do Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS), localizado no Plano Piloto, atingiu 81% de execução e tem previsão de entrega para Agosto. A região, que nunca havia passado por uma ampla reforma, ganhou travessias elevadas, estacionamentos novos com pisos intertravados e calçadas de piso polido, serviços já concluídos. O GDF investe R$ 4,5 milhões na reforma, que gera 300 empregos.

Iniciada em setembro de 2020, a obra no SRTVS contempla a readequação do sistema viário, adaptação para acessibilidade, paisagismo, drenagem, pavimentação e sinalização vertical e horizontal. Intervenções que impactam positivamente na vida de 40 mil pessoas que circulam pelo local diariamente.

O setor nunca tinha passado, em toda a sua história, por uma reforma desse porte. “Essa obra assume uma qualidade de tratamento do espaço público que aquele setor nunca teve”, acrescenta a secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giselle Moll Mascarenhas.

Nos três pontos de entrada, serão usados tons de vermelho, cinza e branco para dar caracterização especial e atrativa. Além disso, os locais de travessia para pedestres terão plataforma elevada – nivelando o asfalto à calçada –, reforçando a prioridade para pessoas em relação aos veículos | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Neste momento, os trabalhadores seguem fazendo calçadas com placas 40×40 cm. Para completar essa etapa, ainda faltam recortes, acabamentos e rejuntes. Os bancos de concreto revestidos em placas já têm 70% dos serviços feitos. No paisagismo, boa parte das árvores já foram plantadas. O que resta, cerca de 20% das mudas, serão logo espalhadas pelo setor.

Depois disso, será feita a sinalização horizontal, a instalação de lixeiras e paraciclos, mobiliário urbano, iluminação na praça e a reinstalação de placas de trânsito, retiradas para a obra.

Ao final dos serviços, o SRTVS terá 20 mil metros quadrados de novas calçadas, 130 bancos e 80 espécies de árvores para garantir sombra.

As calçadas serão largas, com o mínimo de 1,5m e o máximo de 8m, seguindo os moldes dos novos passeios da Avenida W3, com piso pré-moldado.

Nos três pontos de entrada, serão usados tons de vermelho, cinza e branco para dar caracterização especial e atrativa. Além disso, os locais de travessia para pedestres terão plataforma elevada – nivelando o asfalto à calçada –, reforçando a prioridade para pessoas em relação aos veículos.

Outra novidade é que o endereço será uma Zona 30, com velocidade máxima permitida de 30 km/h, como ocorre no Setor Hospitalar Sul. Desta forma, veículos e bicicletas podem compartilhar as vias de forma mais segura. Pensando nas “magrelas”, a obra conta com a instalação de 36 paraciclos – suportes usados para o estacionamento deste tipo de transporte.

“Desde o início da gestão temos trabalhado na revitalização de espaços importantes do Plano Piloto há muito abandonados pelas gestões anteriores. São os casos da W3 sul, da Praça do Povo e do Setor de Rádio e TV sul. Recuperar esses espaços significa resgatar a história e compreender a importância desses centros comerciais e empresariais para a cidade”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, a requalificação do SRTVS “vem para resolver problemas históricos como os de estacionamento irregular, acessibilidade, ocupação irregular de área pública”. Ilka comemora que “o setor está sendo definitivamente ordenado e a obra feita com muito capricho”, aponta.

Fonte: Agência Brasília

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Rede pública duplica número de transplantes de córnea

“Ver que os pacientes que precisam do transplante de córnea estão sendo atendidos é muito gratificante” Camila Vieira Hirata, diretora da Central de...

5 mil vacinas para adolescentes com comorbidades e PCD

A vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência, contra covid-19, será ampliada e o número de vagas para agendamento passará...

DF bate mais um recorde ao imunizar 85,9 mil pessoas em apenas um dia

“Esse número mostra, mais uma vez, que o Distrito Federal tem sim capacidade para vacinar a população com rapidez e segurança”Osnei Okumoto, secretário...

DF bate mais recorde ao vacinar 85,9 mil pessoas em um dia

“Esse número mostra, mais uma vez, que o Distrito Federal tem sim capacidade para vacinar a população com rapidez e segurança”Osnei Okumoto, secretário...