25.5 C
Brasília
Home Brasília Parceria com moradores reforma becos em Taguatinga

Parceria com moradores reforma becos em Taguatinga

Mais dois becos de Taguatinga Norte passaram por reformas. As passagens de pedestres antes mal cuidadas, escuras e repletas de lixo e inservíveis agora estão limpas e pintadas. Estão localizadas no conjunto H da QNM 34 e a outra no bloco A da QNL 11. As obras são fruto do entrosamento entre moradores, Administração Regional e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Maria Célia Oliveira, 61 anos, moradora da QNM 34 há 40 anos, tomou a iniciativa da parceria. Ela foi até a sede da administração saber como recuperar o espaço. “Observamos a beleza que ficou o conjunto H e resolvemos fazer aqui. Fomos informados que a comunidade precisava colaborar com parte do material que e a administração complementava, além de colocar a mão de obra. Deu muito certo”, celebra a dona de casa.

A passagem de 11 metros de largura foi toda limpa, ganhou piso em bloquetes, piquetes para delimitar o corredor e dois canteiros de flores. No chão, amarelinhas e um campinho de futebol foram pintados. A iluminação também foi trocada | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Ela mobilizou quatro vizinhos e fizeram uma ‘vaquinha’ para comprar 10 sacos de cimento e pó de brita. Segundo Célia, o local tem “muita história pra contar”. “A gente já viu cada coisa aqui. Até cachorro morto já jogaram no beco”, revela.

A passagem de 11 metros de largura foi toda limpa, ganhou piso em bloquetes, piquetes para delimitar o corredor e dois canteiros de flores. No chão, amarelinhas e um campinho de futebol foram pintados. A iluminação também foi trocada.

“Agradecemos ao governo por esse cuidado. Um lugar assim alegre traz bem-estar para os moradores, pois é o ambiente em que vivemos”, afirma o aposentado Luiz Carlos Barbosa, 69 anos. “Todo dia vem criança brincar aqui, passear de bicicleta”, emenda.

Na QNL 11, a reforma do beco deu mais mobilidade ao local. Importante acesso para quem segue para o Parque Vivencial do bairro, o corredor foi limpo, nivelado, ganhou pintura nova e placas de cimento para o piso. A Novacap doou o material e dez operários – entre eles sete reeducandos do programa Mãos Dadas da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) – realizaram o serviço.

Mais oito pedidos na fila

Para o morador do Setor M Norte, Carlos Oliveira, 58 anos, a reforma significa conforto e segurança para quem reside ali. “O local cheio de entulho, mato alto e muitas vezes escuro é sujeito a assaltos, né?”, questiona. “Tenho reparado que o movimento cresceu muito no bequinho depois que foi recuperado”, revela.

A boa nova se espalhou. A administração informa que, no momento, já existem mais oito pedidos de reforma dessas passagens públicas. “A procura é muito grande, o governo vai continuar fazendo essa parceria e estimo que até o final do ano a gente consiga recuperar em torno de uns 50 becos aqui em Taguatinga”, finaliza o administrador regional, Bispo Renato de Andrade.

Fonte: Agência Brasília

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Mais segurança no acesso à Escola Olhos d’Água

Com a proximidade da volta às aulas presenciais da rede pública de ensino, a comunidade que integra a Escola Classe Olhos d’Água, na...

Parquinhos do Varjão estão reformados e com areia nova

Um lazer com conforto e segurança está sendo garantido para as crianças e adolescentes do Varjão. As equipes do Polo Central Adjacente I...

Saúde faz mutirão de segunda dose neste fim de semana

O Governo do Distrito Federal realiza, neste fim de semana, um mutirão de vacinação para segundas doses de CoronaVac e AstraZeneca das pessoas...