- PUBLICIDADE -

Arborização de Brasília contribui para minimizar efeitos da seca

O inverno é uma estação que requer muito cuidado por parte dos brasilienses. Nesta época do ano, o Distrito Federal sofre com a baixa temperatura pela manhã e a umidade baixa durante todo dia, que varia entre 16 a 20%, muito abaixo dos 60% recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Durante este período, as árvores espalhadas pela capital são extremamente importantes para equilibrar o aumento da temperatura e ajudar na melhor qualidade de vida.

Quando a construção de Brasília começou, toda a extensão do que hoje é o Plano Piloto perdeu sua flora natural. Com isso, a Novacap começou um trabalho de arborização que perdura até os dias de hoje. Mais de cinco milhões de árvores foram plantadas em todo o DF, distribuídas em 150 espécies, que florescem durante todo o ano. Ao longo do inverno, mais de 30 espécies florescem, entre elas, os famosos Pequizeiros e Pau-Brasil.

 E, os benefícios vão muito além da beleza. Sem a arborização promovida pela Novacap, atravessar o período de seca poderia ser bem mais desagradável. Se não houvesse tantas árvores em Brasília, a temperatura que varia entre 24 a 26 graus, poderia chegar a 35 ou mais. Esse equilíbrio de temperatura é feito pelas árvores através da “troca de calor”, que ocorre por meio da evapotranspiração das plantas. Durante este processo, as árvores liberam vapor de água na atmosfera ajudando a refrescar o ambiente.

 “Um planejamento urbano responsável precisa ter como prioridade a qualidade de vida da população. E a arborização urbana traz inúmeros benefícios: ameniza as questões climáticas, melhora o umidade do ar, protege o solo contra erosões, diminui a poluição sonora, absorve a poluição da atmosfera, entre outros inúmeros benefícios” pontuou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 Brasília dos Ipês

A Novacap tem catalogados cerca de 250 mil ipês em todo o Distrito Federal, de cinco espécies | Foto: Divulgação / Novacap

Brasília dos Ipês

Quem anda pelas ruas do Distrito Federal se encanta com a florada dos ipês – roxos que começou no final do mês passado.  A espécie, considerada símbolo de Brasília, se torna nessa época do ano a sensação de quem mora e visita a capital. A Novacap tem catalogados cerca de 250 mil ipês em todo o Distrito Federal, de cinco espécies: roxa, amarela, branca, rosa e o raro ipê-verde.

E, em 2020, a Companhia plantou cerca de 30 mil árvores. O Eixo Monumental recebeu mais de 3 mil mudas e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), 2.500. No programa de arborização deste ano serão plantados mais de 40 mil ipês em todo o DF.

 Capital das árvores

No programa de arborização da Novacap acontecerá este ano e serão plantados mais de 40 mil ipês em todo o DF

Capital das árvores

A Novacap é responsável pelo plantio e manutenção de 165 milhões de m² de área verde, incluindo área gramada e área de vegetação espontânea. A manutenção é feita diariamente, durante todo o ano. Inclusive na seca, período em que é feito o combate de pragas e a irrigação dos canteiros.

* Com informações da Novacap

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Governo do DF Monta 11 Novas Tendas de Hidratação e Contrata 200 Médicos para Combater Dengue

Governador Ibaneis Rocha amplia infraestrutura de saúde e equipe médica em resposta à epidemia crescente na região O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou...

Governador Ibaneis Rocha sanciona lei histórica para valorização da Polícia Penal do DF

Reajuste salarial e medidas estruturais marcam um novo capítulo na segurança pública do Distrito Federal O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta terça-feira (26), a lei...

Ceilândia: Novo Quartel dos Bombeiros é Inaugurado para Melhor Atendimento à População

Instalações Modernas e Sustentáveis Refletem Compromisso com o Bem-Estar e a Eficiência dos Serviços de Emergência na Maior Cidade do Distrito Federal Em uma cerimônia...