Por Ricardo Ulivestro
Na terça-feira (31), o médico brasileiro Jarbas Barbosa foi nomeado diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para o mandato até 2028, sucedendo Carissa F. Etienne, da Dominica. Ele foi eleito pelos membros da Opas em setembro de 2022 durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana nos EUA. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, liderou a delegação brasileira na cerimônia.
Antes da direção da Opas, Barbosa foi diretor assistente e liderou a luta contra a pandemia da Covid-19, especialmente no acesso igualitário às vacinas e nas capacidades de produção regionais. Ele tem formação em Saúde Pública e Epidemiologia e experiência como secretário municipal e estadual de Saúde, diretor do Centro Nacional de Epidemiologia e presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A posse de Barbosa reforça o compromisso do Brasil com a cooperação interamericana em saúde e destaca o país como referência mundial no Sistema Único de Saúde (SUS). A Opas atende a região das Américas como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).