- PUBLICIDADE -

A rotina de vacinação eleva a esperança de vida da população

Por Ricardo Ulivestro

A rede pública de saúde oferece diversas opções de unidades para a população seguir o calendário de vacinação. É importante que pais e responsáveis levem seus filhos para receber as vacinas no período e idade adequados, desde os primeiros imunizantes, como BCG e a que previne hepatite B, até as vacinas contra doenças como sarampo, meningite e pólio.

O calendário de vacinação começa com a aplicação de BCG e da vacina contra hepatite B logo após o nascimento, seguido por outros imunizantes, como Penta, VIP, VORH e Pneumocócica 10 valente, aos 2 meses de idade. Depois disso, são aplicadas vacinas como a contra febre amarela (a partir dos 9 meses) e a contra HPV. Para pessoas com 60 anos ou mais, o calendário inclui vacinas contra influenza e hepatite B.

A enfermeira Fernanda Ledes, da Gerência de Doenças Imunopreveníveis, afirma que a vacinação é um aliado importante da saúde infantil e tem como objetivo evitar mortes e aumentar a expectativa de vida. Segundo ela, ao nascerem, as crianças possuem um sistema imunológico imaturo, e a vacinação estimula a produção de anticorpos contra microrganismos que podem causar doenças graves.

As vacinas são essenciais para prevenir doenças, e é fundamental que os pais sigam o Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, para proteger o mais precocemente possível contra doenças graves e potencialmente fatais. O Brasil é reconhecido mundialmente por oferecer imunizantes universalmente disponíveis a toda a população através do seu Programa Nacional de Imunização.

Por fim, é importante lembrar que é necessário seguir todas as recomendações e orientações para a aplicação de vacinas de forma segura e eficaz. É necessário estar atento aos horários, datas e locais onde as vacinas são aplicadas pela rede pública.

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -