Servidores da Secretaria da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizaram, na última semana, o curso de formação em Ouvidoria “Construindo Pontes: Capacitação de Ouvidores na Saúde Pública”. O objetivo foi aprimorar as habilidades de gestão dos servidores responsáveis por mediar o contato entre o cidadão e a administração pública do Distrito Federal.
O treinamento tem carga horária de 20 horas e as aulas da última turma a ser capacitada – de um total de 10 – devem se encerrar apenas no final de novembro. O treinamento visa qualificar mais de 200 ouvidores da pasta no atendimento à população, com foco dedicado exclusivamente à temática da saúde.
A terceira turma a participar do curso foi formada por interlocutores titulares de Ouvidoria da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival). Ao todo, a capacitação também se destina a agentes da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), da Administração Central e dos hospitais regionais da pasta.
O projeto é coordenado pela Gerência de Acompanhamento de Ouvidorias (Geaco), em parceria com a Gerência de Ensino em Saúde (GES) e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs). À frente da Geaco, o servidor João Batista de Oliveira explica que o curso tem participação de profissionais de diversas áreas. “Além das instruções dos servidores da Geaco, também participam especialistas da SES-DF, incluindo biólogos, auditores de atividades urbanas e outros ouvidores mais experientes. Esses instrutores agregam conhecimentos práticos dos serviços prestados ao cidadão”, pontua Oliveira.
Um desses especialistas é a ouvidora titular da Região de Saúde Sul, Eliane Simeão. Com uma trajetória de mais de duas décadas atuando no Sistema de Ouvidorias do DF, Eliane é a ouvidora mais antiga de todo o Distrito Federal e uma das principais palestrantes no treinamento. “São 23 anos atuando na Ouvidoria. Para mim, cada dia é um aprendizado, um ensinamento”, conta.
A ouvidora enfatiza que os profissionais precisam conhecer os processos de trabalho, os canais e o painel de Ouvidoria. “Os interlocutores de ouvidoria precisam estar sempre conscientes de sua função ao encaminhar as demandas da população para que as áreas técnicas as apurem e respondam”, conclui.
Assistente técnica da Dival e uma das alunas do treinamento, Maria do Carmo Sobrinho defende a realização de capacitações como a da última semana para se aperfeiçoar a cultura organizacional no âmbito da SES-DF. “Nós, servidores, precisamos sempre buscar melhorias para a população. Como que se consegue isso? Pesquisando novas técnicas, conhecendo as novas tendências, participando com os colegas para conhecer as dificuldades e especificidades de cada local. Esse momento possui uma importância muito grande”, ressalta.
*Com informações da SES-DF
Fonte: Agência Brasília