A coerência política do senador Izalci Lucas, um dos mais fortes opositores do governo Ibaneis, vê com preocupação uma decisão monocrática de um ministro do STF, afastar o chefe do Poder Executivo do DF, eleito pelo povo, sem direito de defesa
Por Toni Duarte, do Radar DF
O senador Izalci Lucas(PSDB) do Distrito Federal disse nesta segunda-feira (09) que é inaceitável os ataques contra o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e contra o Supremo Tribunal Federal, ocorridos na tarde deste domingo (08).
O senador tucano afirmou ainda que a intervenção federal decretada por Lula, é oportuna, “mas vejo com preocupação o afastamento do governador, até porque Ibaneis foi eleito pela população, sendo preciso dar a ele o direito de defesa. É preocupante o afastamento de pessoas com mandato, de forma monocrática, liminar, sem uma análise mais profunda”, avaliou.
Izalci disputou nas eleições passadas ao governo do Distrito Federal e faz oposição ao governador Ibaneis Rocha(MDB) reeleito no 1º turno.
Além de se manifestar em defesa de Ibaneis, o líder do PSDB no Senado, afirmou ser “inadmissível esse comportamento contra o Estado Democrático de Direito, essa violência, essa destruição do patrimônio público”.
Pontuou que a situação, que ficou fora do controle, demonstra fragilidade na segurança pública do DF e que haja uma profunda investigação para chegar aos verdadeiros culpados.
Izalci ressaltou ser necessário refletir também sobre a falta de valorização da segurança pública e a falta de profissionais.
As forças de segurança do DF é responsável por manter a segurança dos Três Poderes, das representações internacionais e “deveriam ser melhor tratadas, com o aumento de seus receptivos contingentes e na valorização dos seus profissionais”, apontou o senador brasiliense.