Por Fernanda Santos
As equipes do Renova-DF já estão executando serviços de reparo e reforma no Shopping Popular de Ceilândia. Segundo o instrutor-chefe do programa, Paulo Lourenço, cerca de 25 alunos aprendizes do Renova-DF estão fazendo serviço de reforma de fachadas, janelas, portas e alambrados do shopping.
Conforme o Lourenço, os alunos ficam encarregados de pintar os quatro alambrados que cercam o shopping: tem que lixar as grades de ferro, limpar e depois passar um produto especializado para não deixar o alambrado enferrujar, para que na sequência seja pintado.
“Muitas vezes falta mão de obra na administração para os serviços de manutenção dos espaços públicos de nossa cidade e o Renova-DF surge como grande parceiro”, agradece. “Sem falar da parte de qualificação da mão de obra, dando oportunidade para quem não tem emprego”, diz o administrador de Ceilândia, Cláudio Ferreira Domingues.
Segundo o GDF, desde a primeira turma, 4.300 pessoas já foram qualificados pelo Renova-DF – ou seja, receberam certificados e estão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Os alunos que fazem parte do projeto estudam quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, e têm direito a benefícios, como auxílio pecuniário no valor equivalente a um salário mínimo mensal (R$ 1.100), vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais.