- PUBLICIDADE -

Barragem do Paranoá terá novo sistema de alerta

Desenvolvido pela CEB Geração, equipamento possui identificador de intrusão. Testes começam na segunda-feira (20)

A CEB Geração está trabalhando nos ajustes finais da instalação do novo sistema sonoro de alerta da Hidrelétrica do Paranoá. A ação faz parte do plano de segurança da barragem. Alimentado por energia solar, o novo sistema é composto por cornetas, possui comunicação via rádio e wi-fi e tecnologias que identificam intrusão, aterramento e para-raio, além de uma estrutura robusta cercada para evitar roubo e vandalismo.

“Nosso objetivo com a troca do sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é preservar vidas”, resume o diretor-geral da CEB, Eduardo Roriz. “Mesmo com a situação da pandemia de Covid-19 que estamos enfrentando, a CEB Geração não mediu esforços para entregar à população um novo sistema mais eficaz e seguro.”

“Nosso objetivo com a troca do sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é preservar vidas”

Eduardo Roriz, diretor-geral da CEB

Eficácia e segurança

O sistema sonoro serve para avisar sobre fechamento e abertura de comportas, testes simulados, situações de risco à população, falso alerta, abandono e desmobilização. Pode ser audível em toda a Zona de Autossalvamento (ZAS), num raio de 10 km da hidrelétrica.

“Uma população orientada, consciente e participativa quanto às mensagens e procedimentos em situações de simulados ou riscos, potencializa a efetividade do sistema, por isso é importante que a comunidade fique atenta sempre que um alerta for emitido”, ressalta Eduardo Roriz.

Início dos testes

“O governador Ibaneis Rocha, no início de seu mandato, recomendou a revisão de todo o sistema de segurança, e assim o fizemos”, conta o presidente da companhia, Edison Garcia. Ele destaca que a tecnologia empregada no equipamento aprimora a segurança de toda a população que vive nas imediações do Lago Paranoá.

Para que o novo sistema comece efetivamente, a empresa responsável pela instalação realizará um teste geral na próxima quarta-feira (22). Já de segunda (20) a sexta (24), novos testes serão realizados pontualmente em cada sirene.

Com informações da CEB

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Pavilhão Prisional Renasce como Fábrica de Oportunidades | Resgatando Vidas e Reconstruindo Cidades

Antigo complexo carcerário na Papuda se transforma em unidade de produção, oferecendo capacitação e trabalho a reeducandos, enquanto contribui para melhorias urbanas Um antigo pavilhão...

Expansão do Cepi de Planaltina: Mais Vagas e Educação de Qualidade para a Primeira Infância

Creche Ampliada Atende Quase 200 Crianças e Reduz Lista de Espera, Enquanto Investimentos em Educação Avançam no Distrito Federal O Centro de Educação da Primeira...

Reconstrução da Rodoviária do Gama Centro: Nova Era de Mobilidade e Infraestrutura

Com investimentos milionários e foco na acessibilidade, a reconstrução traz novos horizontes para o transporte público na região, promovendo também o crescimento econômico local Os...