- PUBLICIDADE -

Parque Ecológico Olhos d’Água ganha revitalização

Unidade de conservação, localizada na Asa Norte, comemora 25 anos e presenteia o público neste sábado (21) com melhorias em sua infraestrutura

O GDF Presente entrega neste sábado, às 8h30, as obras de melhorias do Parque Ecológico Olhos d’Água, localizado na Asa Norte. O evento, que faz parte das comemorações do aniversário de 25 anos da unidade de conservação (UC), será aberto com um café da manhã acompanhado de apresentação de chorinho e aula de yoga.

Durante a solenidade, estarão presentes o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho; o presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte, e a administradora Regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, além de demais autoridades e lideranças comunitárias.

Iniciadas em junho, as obras do programa GDF Presente registram, entre os principais serviços realizados, reparos no cercamento de todo o parque, troca da iluminação pública de lâmpadas comuns por equipamentos de LED, recuperação do calçamento intertravado das trilhas, reparos na área da lagoa do Sapo, construção de espaço para realização da feira orgânica e revitalização da praça central, do parque ecopedagógico, do circuito inteligente de ginástica e dos banheiros públicos.

A lagoa do Sapo é um dos locais do parque beneficiados com reparos | Foto: Lorena Carneiro / Brasília Ambiental

A força-tarefa incluiu representantes de diversos órgãos, como as secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Segurança Pública (SSP), de Obras e Infraestrutura (SODF) e de Cidades (Secid); Administração Regional do Plano Piloto, Novacap, SLU, Caesb, CEB, Funap, Detran, DER e DF Legal, além de lideranças comunitárias e iniciativa privada.“Quem frequenta o parque ganhará como presente mais qualidade de vida, conforto, segurança e lazer”, comemora Edson Duarte.

Incentivo do público

As mudanças no Olhos d´Água são resultado de várias parcerias, como a de um casal que frequenta o parque e resolveu colaborar. Pais de duas meninas, de nove e três anos, moradores da quadra em frente e entusiastas de uma vida mais perto da natureza, Fabrício Batista e Vanessa Leda criaram a empresa Viva a Segunda!, de empreendedorismo pessoal. Eles patrocinaram o grafite de Pedro Gideon, criador do personagem Gurulino, que agora enfeita a entrada do parque e os totens de sinalização que serão inaugurados.

“Criamos a linguagem visual, fizemos as artes e as impressões”, explica Vanessa. “Também trouxemos para as lixeiras do parque mensagens motivacionais. Assim, ao descartar um resíduo da maneira correta, o público vai ser convidado a ter outras atitudes. ‘Jogue a preguiça no lixo’, ‘Jogue a zona de conforto no lixo’, ‘Jogue a autossabotagem no lixo’ e ‘Jogue o Não consigo no lixo’ são as frases escolhidas ”, afirma Vanessa.

Olhos d’Água

 Fundado em 12 de setembro de 1994, o Parque Ecológico Olhos d’Água é procurado por aqueles que curtem fazer caminhadas e contemplar a natureza. Abriga imensa biodiversidade, incluindo peixes, aves e pequenos mamíferos. A lagoa do Sapo, abastecida por diversas nascentes situadas no interior da unidade de conservação, é um de seus principais atributos naturais. O parque é frequentado, em média, por 1,1 mil pessoas ao dia e 2,6 mil, nos finais de semana. Funciona das 6h às 20 h, com entrada gratuita.

Veja mais sobre o parque no vídeo abaixo.

Com informações do Brasília Ambiental

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -