A unidade será construída no Setor Residencial Leste e deve atender mais de 150 crianças em tempo integral; obra será financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e deve gerar 150 empregos
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) devem iniciar o processo de construção de um Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) em Planaltina. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF, e a construção da creche será no Setor Residencial Leste, Quadra 23, Área Especial 6. A unidade terá capacidade para atender 174 crianças, com idade de até três anos e funcionará em período integral.
Com mais esse Cepi, a região de Planaltina passa contar com três unidades voltadas ao cuidado de crianças. Toda unidade segue a padrão arquitetônico estipulado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São quatro blocos com salas de recepção, secretaria e orientação, almoxarifado, diretoria, sala e sanitário dos professores. Há ainda um bloco pedagógico que contará com fraldário, salas de atividades e repouso, espaço de alimentação e solário.
A obra foi orçada em R$ 4.367.237,47, e sua execução se dará com repasse feito pelo FNDE. O Governo do DF (GDF) acredita que as obras devem gerar cerca de 150 empregos na região. Com este Cepi a ser construído em Planaltina, a SEE-DF coordena a construção de mais outras 15 unidades em todo o DF.

“No total, são cerca de R$ 42 milhões do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] que conseguimos recuperar renegociando prazos junto ao Ministério da Educação (MEC) – um esforço do governador Ibaneis”, explica o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.
Uma das novidades que os usuários do Cepid evem encontrar é o espaço multiúso com sala de leitura, laboratório de informática, dois banheiros infantis, dois para adultos com deficiência, sala do rack (apoio à informática) e salas da companhia elétrica e telefônica. A estrutura inclui ainda refeitório, pátio coberto e descoberto, anfiteatro aberto e playground para atividades lúdicas.
“As obras das novas unidades são fruto do compromisso deste governo com a população”, garante o diretor-presidente da Novacap.
Contexto
Conforme dados divulgados pelo GDF, há, em todo o DF, 59 unidades do Cepi e 64 instituições parceiras, ou seja, são unidades filantrópicas pagas pelo governo par atender crianças. Ao todo, a SEE-DF informa que cerca de 18.820 crianças com idade de até três anos são atendidas nas unidades do Cepi. Porém, a pasta informa ainda que o déficit de vaga em creches, no DF, passaria de 20 mil.
Com a chegada da pandemia de covid-19, houve uma redução na procura por vagas em creches, mas o governo acredita que isso deve se reverter com a volta às aulas. “Os pedidos por uma vaga já surgiram mesmo antes de a nova unidade do Cepi começar a ser construída, e acredito que serão maiores com o aumento do número de mulheres no mercado informal no pós-crise”, avalia o coordenador da Regional de Ensino de Planaltina, Bento Alves dos Reis.
Ainda de acordo com a SEE-DF, a escolha do local de construção do Cepi em Planaltina visou justamente a atender essas carências por vagas em creches. Porém, conforme ressalta o coordenador regional de ensino, regiões como Arapoanga e Estâncias, não puderam ser beneficiadas pelo fato de que o FNDE só aprova projeto em que esteja em terrenos regularizados. E como Arapoanga e Estâncias, possui terrenos ainda sem escrituras, não puderam entrar na lista de instalação desse equipamento público.
Fonte Blog do Ulhoa