Teste rápido, contratação de novos médicos e uso obrigatório de máscaras em locais públicos, são algumas das ações propostas; drogarias também estão habilitadas a vender máscaras de tecido
Por Cláudio Ulhoa
O Governo do Distrito Federal (GDF) começa a tomar medidas para retomar as atividades comerciais e industriais no próximo dia 3 de maio. Normas de segurança e prevenção devem ser publicadas pelo governo nos próximos dias. Até lá, algumas decisões já estão sendo tomadas, como é o caso da contratação de 141 médicos (de diversas especialidades) para reforço do corpo técnico da rede pública de saúde. A expectativa do Ministério da Saúde (MS) é de que os próximos dois meses serão os períodos mais críticos da doença no país. O postura do GDF tende a se prevenir desse futuro próximo descrito pelo ministério. Para tanto, foram contratados também mais seis enfermeiros de família e comunidade.
“Essas nomeações representam muito para a saúde do Distrito Federal, especialmente para fortalecer o combate contra a pandemia da Covid-19”, explica o secretário de Saúde, Francisco Araújo.
Outra medida nesse sentido de preparar condições para o fim do decreto de isolamento social, estão sendo os testes em massa na população do DF. De acordo com a Secretaria de Saúde, já foram realizados até o momento 5,6 mil testes rápidos para a Covid-19. Desse total, 16 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Os testes são voltados para as pessoas com sintomas de gripe ou que tiveram contato com algum caso confirmado da Covid-19. Elas também precisam residir com idosos e morar na região administrativa do local onde o drive-thru está montado.A testagem é realizada por drive-thru, das 8h às 17h, em dez pontos do DF. O resultado sai em até 30 minutos e é fornecido logo após a aplicação. (Veja no final da matéria os endereços dos postos de testagem.)
Como fazer o teste
Se o paciente se incluir no público-alvo ele pode fazer o agendamento do teste via internet. Há duas opções, uma é acessar o site Teste em Massa Covid-19 (www.teste.df.gov.br); a outra é por meio do aplicativo (app) e-GDF, disponível para download nos smartphones. Porém, no site, é necessário entrar no site, independentemente do app, para fazer o cadastro. Após se cadastrar, um comprovante chega, por e-mail, informando o local e hora do exame, e esse deve ser apresentado no local do exame. Também no site é possível ter acesso ao resultado do exame que também é enviado para o e-mail informado durante o cadastramento.
Papuda
Além das questões comerciais e industriais, há também a realidade do sistema penitenciário do DF, que representa um possível problema para o governo local, já que se trata de local de aglomeração de pessoas. Dados da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), informam que, até às 17h desta segunda-feira (27), 69 policiais penais testaram positivo para covid-19, um se encontra recuperado. Já o número de detentos contaminados chega a 154, e um recuperado. Não há caso grave entre os contaminados, segundo a Sesipe.
O GDF busca agir neste contexto, já que as penitenciárias brasileiras geralmente são insalubres. Ontem (28) mesmo, a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, higienizou blocos de detenção da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I), vulgo Cascavel, e um dos presídios que integram a Papuda. “Dois veículos com máquinas de pulverização iniciaram a sanitização na parte externa do local, enquanto agentes de saúde com quatro máquinas acopladas nas costas espalharam o produto, semelhante a água sanitária, em vários locais”, informou a Vigilância Sanitária.
Além disso, 60 celas, banheiros, salas, departamentos, a administração da PDF I e o pátio onde os internos tomam banho de sol foram saneados.
Máscaras
A partir de manhã (30) será obrigatório o uso de máscara de proteção em espaços públicos do DF. A recomendação do governo é para que as pessoas fiquem em casa, mas precisando sair deverão fazê-lo equipadas com máscaras e que sejam, de preferência, as de confeccionadas com tecido, podendo ser reutilizadas após lavagem com água sanitária.
Por isso, o GDF autorizou drogarias a vender máscaras faciais de uso não profissional – aquelas feitas de tecido – durante a pandemia do coronavírus. A Secretaria de Saúde publicou nota técnica nesta terça-feira (28) na qual permitiu excepcionalmente a comercialização no período de vigência do Decreto 40.648/2020, que torna obrigatório o uso de máscaras em locais públicos.
Amanhã também a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) passará a exigir o uso de máscaras por todos os usuários para o acesso aos trens e estações. De acordo com o Metrô-DF, não será autorizada a entrada nem a permanência de usuários sem o acessório, considerado essencial para evitar o contágio por Covid-19.
Pontos de Testagem
– Para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras:
- Uniplan
- Unieuro
- Residência Oficial do Governador
-Moradores das asas Sul e Norte, Sudoeste, Noroeste, Cruzeiro/Octogonal:
- Parque da Cidade– Estacionamento 4Estádio Mané Garrincha
–Moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral:
- Paróquia São Pedro de Alcântara – St. de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 – Lago Sul
-Moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto:
- Iguatemi Shopping
-Moradores do Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Sul:
- ParkShopping
-Moradores de Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente:
- IESB Unidade Ceilândia
-Moradores de Sobradinho I, II, Fercal e Planaltina:
SESI – AE 03 – Lotes A/F – Q 13, Parque dos Jequitibás – Sobradinho
Fonte: Blog do Ulhoa