Processo seletivo terá duração de um ano e formará banco de reserva de docentes para atender demandas da rede pública de ensino em 2024. Saiba mais detalhes
Por Fernanda Santos
Concurso para professor substituto será realizado no segundo semestre em Brasília A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) está em fase de elaboração do edital para o Processo Seletivo Simplificado Complementar que visa a contratação temporária de professores substitutos para a rede pública de ensino da região. Com duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um, o processo seletivo terá provas realizadas em outubro deste ano, segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas da SEE-DF, Ana Paula Aguiar. Os profissionais selecionados formarão um banco de reserva para atender as necessidades de reposição de professores durante o ano de 2024, em disciplinas como português, matemática, biologia, Libras e inglês.
Ana Paula Aguiar explica que o objetivo é preencher a demanda de professores temporários para a rede pública de ensino do DF, que precisa substituir cerca de 3 mil docentes por ano, seja por afastamento por licença, férias ou para assumir cargos de diretores, vice-diretores, supervisores e vice-supervisores de ensino das 700 unidades educacionais existentes na região. A subsecretária destaca que a prova do processo seletivo terá o mesmo grau de dificuldade da aplicada aos professores efetivos e que a seleção busca sempre manter a qualidade do ensino disponibilizado aos alunos. Além disso, Ana Paula Aguiar destaca que atualmente há um concurso em andamento para professores efetivos e que a intenção é reduzir a necessidade de contratação de professores temporários com a posse desses novos professores.