- PUBLICIDADE -

Hemocentro mantém certificação ISO 9001 de qualidade

Em mais um ano consecutivo, o selo internacional de qualificação contempla a FHB pelos serviços prestados

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) manteve a certificação internacional de qualidade ISO 9001:2015 em 2020. Obtido após auditoria realizada entre os dias 5 e 7 deste mês, este selo contempla todos os setores envolvidos com as áreas do ciclo do sangue e dos laboratórios de atendimento a pacientes, além da Gerência de Ambulatórios, da Ouvidoria e de algumas áreas de suporte.

O resultado traduz o sucesso de um trabalho de toda a equipe, avalia a presidente da FHB, Bárbara Simões. “Buscamos sempre e de forma contínua a melhoria dos serviços prestados à população do Distrito Federal”, destaca.

A certificação evidencia que o sistema de qualidade de uma determinada empresa ou órgão está de acordo com os critérios do organismo internacional, garantindo a qualidade e segurança nos processos.

Ano após ano

O Hemocentro deu início ao processo de certificação em 2007 e, em 2012, recebeu a primeira titulação ISO 9001, conforme a versão anterior da norma (ISO 9001:2008), que contemplou o ciclo do sangue.

Em 2017, houve ampliação desse propósito, que passou a abranger os laboratórios de hemostasia e imuno-hematologia, bem como o Laboratório de Imunologia do Transplante (LIT), o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Processamento Celular (Bscup/CPC) e o Banco de Células de Medula Óssea. Já em 2018, foi a vez da Gerência de Ambulatórios e da Ouvidoria.

Gestão da qualidade

Além da manutenção da certificação ISO 9001:2015, o Hemocentro tem promovido, ao longo deste ano, parcerias e inovações com o objetivo de aprimorar o atendimento. Desde setembro, a FHB atua com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde (SES) para aperfeiçoar o mapeamento de processos e da gestão de documentos.

Desde 2019, segue um acordo de cooperação técnica firmado com o Hospital da Criança de Brasília (HCB) para a troca de conhecimento nas áreas de experiência do usuário, ensino e pesquisa e gestão de pessoas.

Atualmente, está em fase de implantação um software da qualidade 8Quali, que permitirá a informatização dos processos relacionados ao sistema de gestão da qualidade do Hemocentro. O programa dará ainda mais agilidade a projetos, avaliações e gestões de riscos internos.

Com informações da FHB

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Na Hora da Rodoviária recebe mutirão da Defensoria Pública da União

Por Fernanda Santos A agência do Na Hora, na rodoviária do Plano Piloto, vai estar aberta neste sábado (28), das 13h30 às 18h, para atender...

Saldo do Nota Legal poderá ser usado para pagar tributos vencidos

Por Fernanda Santos A Secretaria de Economia do Distrito Federal publicou, no Diário Oficial do DF (DODF), desta quinta-feira 26, o decreto que possibilita aos...