- PUBLICIDADE -

Hospital de Base do Distrito Federal | 63 anos de compromisso com a saúde e o futuro

Governador Ibaneis Rocha Destaca Investimentos e Avanços no Maior Centro Hospitalar do Centro-Oeste

No dia 12 de setembro, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) celebrou seus 63 anos de serviço à comunidade. O governador Ibaneis Rocha esteve presente na ocasião e destacou a importância dessa unidade hospitalar para a população do DF e de toda a região Centro-Oeste.

“Tenho uma memória muito afetiva. Nasci e fui criado aqui, minha mãe era auxiliar de enfermagem, então eu tive a oportunidade de acompanhar desde os meus primeiros anos de vida o trabalho desse hospital. Agora, como governador, nós temos feito uma parceria com a Câmara Legislativa e a Câmara dos Deputados, disponibilizando recursos para a reforma dos andares. Isso já vem acontecendo, nós também vamos implementar sistema de rastreabilidade de medicamentos e usar a tecnologia em favor da saúde”, pontuou o governador.

Recentemente, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 675 mil na reforma da cozinha e do refeitório do HBDF, sem interromper o atendimento a mais de 6 mil pacientes diariamente. Essa intervenção foi fundamental para melhorar a qualidade da alimentação fornecida aos pacientes e equipe médica.

Além disso, o HBDF recebeu um investimento de R$ 8 milhões na compra de equipamentos, incluindo 50 camas novas, equipamentos de duodenoscópio e videocolonoscópio, monitores, carrinhos de anestesia e ventiladores. Essas melhorias têm como objetivo aumentar a eficiência dos atendimentos.

O presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, destacou os benefícios dessas mudanças. “Temos trocado nosso parque tecnológico para trazer mais eficiência e segurança para os pacientes, temos o nosso angiógrafo que vai favorecer nosso protocolo de AVC e dor torácica. Recebemos um tomógrafo que vai melhorar o atendimento no pronto-socorro e vamos trazer o projeto de rastreabilidade de medicamentos, que é uma meta internacional de saúde e teremos no Base”, detalha. Ele também anunciou reformas no centro cirúrgico.

O HBDF é um patrimônio da cidade e sua história se entrelaça com a de Brasília. Ambos foram construídos simultaneamente, com a unidade médica abrindo as portas meses após a inauguração da capital em 1960. O hospital foi idealizado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek e projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, enfatizou a importância do HBDF para a saúde do DF. “O Base é um marco da saúde do DF. É onde está nossa alta complexidade no quesito transplante, oncologia, cardiovascular. Ele tem uma equipe pronta e qualificada, sendo também uma escola, um ambiente de salvar vidas e formar profissionais”, destacou. O HBDF é o maior centro hospitalar público do Centro-Oeste, com 64.696,67 m² de área construída, e é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de alta complexidade em diversas especialidades médicas.

Em 2022, o HBDF realizou mais de 579 mil atendimentos, incluindo 103.847 mil atendimentos de urgência na atenção especializada, 9.726 procedimentos cirúrgicos, 47.264 quimioterapias e muito mais. Com os investimentos e melhorias contínuas, o hospital segue desempenhando um papel fundamental na saúde da população do Distrito Federal e regiões vizinhas.

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo