- PUBLICIDADE -

Jardim Botânico recebe descarte de remédios vencidos

Parque instala quatro estações de coleta de medicamentos sem validade, que serão incinerados em local apropriado, sem riscos ambientais

Considerado uma questão de saúde pública e ambiental, o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso vem se tornando um grave problema para o meio ambiente. O consumidor que não sabe o que fazer com esses medicamentos acaba por descartá-los em locais inapropriados como o lixo comum, o vaso sanitário e a pia, o que desencadeia um problema ambiental. Os medicamentos liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os animais, rios, nascentes, córregos e a água que bebemos. Para contribuir com os visitantes conscientes, o Jardim Botânico de Brasília (JBB), em parceria com o programa Adote Uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe), instalou quatro estações para descarte de medicamentos.

As estações ficam na portaria principal, no estacionamento, no Espaço Oribá/ Piquenique/ Parque Infantil e na administração. O objetivo é criar mais um posto de recolhimento de remédios vencidos ou não utilizados e facilitar o descarte correto desse material. Os medicamentos depositados nas estações do JBB serão recolhidos e levados para incineração em local apropriado que não comprometa o meio ambiente.

A diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, comemorou a iniciativa. “Com a instalação das estações de coleta de medicamento no JBB, o cidadão tem mais uma opção para descartar os remédios que não serão utilizados. É preciso que a população esteja informada e consciente sobre o assunto para evitar danos ainda maiores ao meio ambiente”, reforça.

O titular da Sepe, Roberto Andrade, lembra que o JBB é um grande parceiro do programa. “É muito importante que os gestores entendam o Adote Uma Praça, porque eles são o contato direto com a população e o empresariado; e a diretora executiva Aline, como tantos outros gestores, investe o seu esforço diário nisso”, pontua.

Lei

Não são apenas as estações de coleta que recebem medicamentos vencidos ou que não são mais usados. No Distrito Federal, a Lei n° 5.092/2013 obriga farmácias e drogarias a receberem os medicamentos com prazo de validade vencido para descarte, aplicando o que é previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a finalidade de dar o descarte adequado.

Adote Uma Praça

Adote Uma Praça, coordenado pela Sepe, é um programa que busca o apoio privado para dar continuidade aos trabalhos do GDF. É por meio dessa iniciativa que empresários e comunidade podem cuidar e ajudar a promover benfeitorias em parques, praças, rotatórias e espaços públicos variados, inclusive com doações, como no caso do Jardim Botânico.

*Com informações do Jardim Botânico de Brasília

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Cinquenta boxes da Feira Permanente do Riacho Fundo II vão ser licitados pelo Governo do Distrito Federal

Dos 108 boxes da feira, 58 já estão ocupados; concorrência será por maior lance ou oferta Cinquenta boxes da Feira Permanente do Riacho Fundo II...

Investimento na Secretaria da Mulher aumentou 1.850% na gestão Ibaneis

Governador reforçou os números durante almoço com a ex-secretária da pasta, Ericka Filippelli A criação da Secretaria da Mulher e o fortalecimento das ações voltadas...

Ibaneis participa de almoço de aniversário do Bispo Rodovalho

Líder religioso reuniu dezenas de amigos e parlamentares em confraternização no Itapoã O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou do almoço em comemoração ao aniversário do...