- PUBLICIDADE -

Lançada a primeira chamada do Programa Desafio DF

A Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAP-DF) acaba de lançar a primeira chamada de 2021 do Programa Desafio DF. A seleção pública é voltada a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para avaliação do impacto do Programa Criança Feliz Brasiliense (PCFB) no desenvolvimento infantil. As propostas poderão ser apresentadas de 21 de julho a 19 de agosto.

O ‘Criança Feliz Brasiliense’ é uma iniciativa da Sedes para apoiar as famílias em seu papel protetivo, além de ampliar a rede de atenção e cuidado para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância

A FAP-DF destinou orçamento de R$ 300 mil para a Chamada 001/2021, que tem os objetivos específicos de avaliar o desenvolvimento de crianças participantes do PCFB, as relações de parentalidade responsiva de cuidadores e a situação de segurança alimentar e nutricional de domicílios cujas crianças e gestantes façam parte do programa.

Avaliar também saúde mental das gestantes e mães de crianças participantes do PCFB, além de estimar o impacto do número de visitas do programa no desenvolvimento infantil; e a implementação do PCFB em relação à qualidade e fidelidade aos protocolos determinados pelo Programa Criança Feliz federal; e, por fim, fortalecer a gestão do PCFB.

O Criança Feliz Brasiliense é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e tem a finalidade de apoiar as famílias em seu papel protetivo, além de ampliar a rede de atenção e cuidado para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

Os públicos prioritários da iniciativa são gestantes; crianças de até 3 anos e suas famílias com Cadastro Único atualizado; crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Com a seleção dos projetos que serão recomendados à Sedes, espera-se a produção de um relatório da situação do desenvolvimento na primeira infância de crianças acompanhadas pelo Programa Criança Feliz Brasiliense.

Também entre os resultados esperados estão: Guia com indicadores para monitoramento da implementação do Programa Criança Feliz Brasiliense; Guia para monitoramento e articulação de ações intersetoriais no Distrito Federal; Manual de avaliação do Programa Criança Feliz Brasiliense com estratégias para otimização dos processos e custo-efetividade baseados em evidências.

Serviço:

Chamada 001/2021 do Programa Desafio DF – Projeto Criança Feliz Brasiliense

Lançamento: 12/07/21 (DODF Nº 129)

Período de submissão de propostas: 21/07/21 a 19/08/21

Acesso ao edital na íntegra

*Com informações da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAP-DF)

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Governo do DF Monta 11 Novas Tendas de Hidratação e Contrata 200 Médicos para Combater Dengue

Governador Ibaneis Rocha amplia infraestrutura de saúde e equipe médica em resposta à epidemia crescente na região O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou...

Governador Ibaneis Rocha sanciona lei histórica para valorização da Polícia Penal do DF

Reajuste salarial e medidas estruturais marcam um novo capítulo na segurança pública do Distrito Federal O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta terça-feira (26), a lei...

Ceilândia: Novo Quartel dos Bombeiros é Inaugurado para Melhor Atendimento à População

Instalações Modernas e Sustentáveis Refletem Compromisso com o Bem-Estar e a Eficiência dos Serviços de Emergência na Maior Cidade do Distrito Federal Em uma cerimônia...