Desde 2014, o local não realiza nenhuma intervenção. O governador do DF Ibaneis Rocha autorizou o início imediato do serviço com investimento de 2 milhões de reais
Por Fernanda Santos
Nesta quinta-feira (10), o governador Ibaneis Rocha autorizou o início das obras. O investimento em reparos necessários na fonte, sistemas elétrico, hidráulico e refletores será de R$ 2 milhões de reais. A obra foi executada por empresa contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
A última renovação do monumento ocorreu em 2014, quando as reparações foram realizadas a tempo. Posteriormente, a fonte foi fechada por falta de manutenção. A manutenção terá duração prevista de 120 dias e geração de 30 empregos. A proposta do governo é devolver o espaço aos moradores para que a praça ganhe o prestígio de tempos passados.
“Vamos devolver a Praça do Buriti ao povo. As pessoas têm um carinho especial com a história da nossa capital, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, por isso estamos recuperando monumentos e equipamentos da nossa cidade”, afirma o governador Ibaneis Rocha.
O tapume que iniciou as obras foi instalado no local. O sistema de fontes será revisado. Os serviços incluem impermeabilização, reparos de fontes, bombas de alta pressão e concreto definindo a área da fonte. O refletor atual será substituído por luzes LED. O painel elétrico também será substituído.
A praça simbólica que leva o nome de uma espécie de buriti de palmeira foi concluída em 1969. Fica no centro das três filiais do Distrito Federal, é a auditora do tribunal, do legislativo, do ministério público e da sede do tribunal, exceto para o Palácio de Britti.
Fonte: Portal Capital Soberana