- PUBLICIDADE -

Robótica, um reforço que estimula e prepara para o futuro

Centro Educacional 07 de Taguatinga adquire equipamentos tecnológicos para incentivar aprendizagem de alunos

Os 450 alunos do Centro Educacional 07, em Taguatinga Norte, vão encontrar novos recursos para o aprendizado em tecnologia quando as aulas presenciais voltarem. A pedido dos professores da escola, a Coordenação Regional de Ensino adquiriu equipamentos para os estudantes desenvolverem projetos de robótica em oficinas que ocorrem no contraturno escolar. Com os novos instrumentos, que custaram R$ 20 mil, ficará ainda mais divertido aprender sobre tecnologia, automação e até matemática.

Foram adquiridas 12 mesas digitais para desenho e pintura digital, duas impressoras 3D e 24 kits de robótica formados por diferentes componentes eletrônicos, como sensores, motores, leds e um microcontrolador. São materiais que vão enriquecer as aulas.

Com as peças do kit, os alunos podem construir carrinhos de controle remoto (operados pelo Bluetooth do celular), máquina automática de refrigerante, portão de casa automático, calculadora, robô que calcula distâncias, semáforo automático, sistema de irrigação automático e guindastes. “O limite é a criatividade dos nossos alunos”, afirma o professor Lukas Bezerra, responsável pela oficina Matemática e Jogos.

Ensino integral

“Conseguimos auxiliar nossos alunos a terem um diferencial em relação aos demais, no momento de escolhas de sua vida laboral e acadêmica”Ana Célia Sousa da Costa, diretora do CED 07

O CED 07 tem alunos com idade entre 15 e 18 anos que cursam do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. A escola fica na M Norte e tem entre os matriculados, além de moradores de Taguatinga, estudantes de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Águas Lindas. O ensino é integral, e, como passam o dia na escola, os alunos participam de oficinas no turno vespertino.

“Nós estamos em uma área de vulnerabilidade social”, pontua a diretora do colégio, Ana Célia Sousa da Costa. “Percebemos que nossos alunos precisavam de oportunidades para se inserir em universidades públicas ou no mercado de trabalho. A tecnologia é um caminho para proporcionar isso. Afinal, estamos no terceiro milênio e vivendo a 4ª Revolução Industrial. Dessa forma, conseguimos auxiliar nossos alunos a terem um diferencial em relação aos demais, no momento de escolhas de sua vida laboral e acadêmica”.

Edmilson de Melo e Silva (à esquerda), responsável por uma das oficinas: “Agora os estudantes ficarão mais motivados e levarão mais a sério”

Três oficinas – Jogos Digitais e Robótica, Informática e Matemática e Jogos, totalizando com 350 alunos matriculados – vão utilizar diretamente os equipamentos. O material está disponível a todos os estudantes, que, orientados pelos professores, poderão propor projetos e ideias.

O aprendizado oferecido nas oficinas envolve tecnologia com outras disciplinas, como a matemática. “Meu objetivo é mostrar que a matemática não está apenas nos cálculos e nos problemas propostos usualmente, mas ensinar como ela se aplica ao nosso dia a dia”, afirma Lukas. “E uma das formas de mostrar isso é com a tecnologia. Até a modelagem para impressão 3D utiliza cálculos matemáticos.”

Segundo o professor responsável pela oficina de Jogos Digitais e Robótica, Edmilson de Melo e Silva, as oficinas existem há cerca de quatro anos; mas sem os equipamentos, eram utilizados materiais improvisados, como peças de computadores recicladas.

A escola tem dois kits lego robótica educacional. “Agora os estudantes ficarão mais motivados e levarão mais a sério”, prevê. Os projetos práticos com os alunos estão previstos para o segundo semestre, com o retorno das aulas presenciais, mas os professores pretendem fazer algumas experiências durante as aulas on-line ainda no primeiro semestre.

Informações Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Pavilhão Prisional Renasce como Fábrica de Oportunidades | Resgatando Vidas e Reconstruindo Cidades

Antigo complexo carcerário na Papuda se transforma em unidade de produção, oferecendo capacitação e trabalho a reeducandos, enquanto contribui para melhorias urbanas Um antigo pavilhão...

Expansão do Cepi de Planaltina: Mais Vagas e Educação de Qualidade para a Primeira Infância

Creche Ampliada Atende Quase 200 Crianças e Reduz Lista de Espera, Enquanto Investimentos em Educação Avançam no Distrito Federal O Centro de Educação da Primeira...

Reconstrução da Rodoviária do Gama Centro: Nova Era de Mobilidade e Infraestrutura

Com investimentos milionários e foco na acessibilidade, a reconstrução traz novos horizontes para o transporte público na região, promovendo também o crescimento econômico local Os...