- PUBLICIDADE -

Saúde participa de fórum sobre alimentação saudável nas escolas

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Vegetais. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância de incluir esses itens na alimentação para melhorar a saúde da população. Além disso, visa fortalecer o debate sobre a produção sustentável e a redução do desperdício de alimentos.

Arte: SES-DF

“Considerando que a alimentação é importante fator para prevenir doenças e que o consumo de frutas e hortaliças é fator chave para isso, a ONU escolheu o tema com o objetivo de incentivar políticas públicas voltadas a ampliar o acesso a uma alimentação saudável e variada, tendo como base o consumo adequado de frutas, legumes e verduras”, explica André Godoy, gerente de Alimentos da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) e membro do Fórum Distrital de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas.

De acordo com ele, a alimentação adequada e saudável contribui não apenas para a prevenção de doenças como a obesidade, hipertensão, diabetes e câncer, mas é também fundamental para a qualidade de vida, pois ajuda a ter mais disposição e energia diária, além de melhorar o funcionamento do intestino, entre outras funções.

“As políticas de promoção da alimentação saudável devem incluir desde ações que aumentem o acesso das pessoas a alimentos básicos e de qualidade, como garantia de renda para adquirir seus alimentos, passando pela disponibilidade desses, com promoção de feiras, compra de alimentos de pequenos produtores para fornecimento em instituições públicas – como na alimentação escolar, hospitais e restaurantes comunitários, além de ações de educação alimentar e nutricional em diversos ambientes, a exemplo das escolas”, avalia Godoy.

O consumo de frutas ajuda a prevenir doenças como obesidade, diabetes e câncer | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Arquivo-Agência Brasília

Fórum Distrital

A Secretaria de Saúde tem vários representantes no Fórum Distrital de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas. Entre eles, representantes da Vigilância Sanitária, cujo papel é promover a alimentação saudável no ambiente escolar e fiscalizar o cumprimento da lei que restringe a comercialização e a publicidade de produtos ultraprocessados nas cantinas.

E-book

Com o intuito de compartilhar os benefícios do consumo de frutas e hortaliças, bem como apresentar estratégias para a inclusão desses itens na alimentação e reduzir o desperdício, o Fórum Distrital de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas elaborou o e-book Ano Internacional das Frutas e Vegetais.

“A finalidade do e-book é levar informações sobre a importância de comer frutas e hortaliças para as famílias, e além disso, mostrar estratégias de como incorporar esse hábito no dia a dia, por exemplo comprando esses alimentos em feiras, onde costumam estar frescos, de maior qualidade e com preço mais acessível, e também dando preferência aos alimentos da safra. Também é importante manter o consumo do arroz e feijão, pois é um prato brasileiro muito nutritivo”, explica Sumara de Oliveira, nutricionista da Gerência de Apoio à Saúde da Família e participante do Fórum.

*Com informações da Secretaria de Saúde

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Avenida Central de Taguatinga não será mais interditada neste sábado

Por Fernanda Santos A avenida central de Taguatinga não será interditada, conforme estava previsto para ocorre neste sábado (28). Segundo o Governo do DF (GDF),...

Na Hora da Rodoviária recebe mutirão da Defensoria Pública da União

Por Fernanda Santos A agência do Na Hora, na rodoviária do Plano Piloto, vai estar aberta neste sábado (28), das 13h30 às 18h, para atender...

Saldo do Nota Legal poderá ser usado para pagar tributos vencidos

Por Fernanda Santos A Secretaria de Economia do Distrito Federal publicou, no Diário Oficial do DF (DODF), desta quinta-feira 26, o decreto que possibilita aos...