- PUBLICIDADE -

Sesc-DF é impendido pela Justiça de realizar e comprar teste de covid-19

A decisão acata a ação popular que diz que a instituição não é apta para a realização de exames clínicos e pede a suspensão da compra de 50 mil testes que deveriam ser utilizados em funcionários do comércio local

O Serviço Social do Comércio do Distrito Federl (Sesc-DF) foi proibido pela Justiça de realizar testes rápidos de covid-19 nos comerciários locais. Além de proibido, o órgão também terá que suspender a comprar de 50 mil testes que estava prevista. A decisão judicial atende à ação popular impetrada pelo Sindicato dos Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do DF (Sindlab-DF) que no último dia 10 acionou a Justiça alegando que o Sesc-DF não é habilitado para realizar exames clínicos.

“Quem faz exames são laboratórios. O Sesc-DF não tem laboratório para realizar esses procedimentos. Diagnósticos sem responsáveis técnicos não apresentam controle de qualidade e, com isso, podem ter resultados equivocados, como falso positivo e falso negativo”, afirmou em nota divulgada pela imprensa local, o presidente do Sindlab-DF, Alexandre Bitencourt.

O Sesc-DF vinha realizando testes de covid-19 nos funcionários do comércio desde o fim de maio. Na época, o órgão conseguiu através de acordo firmado entre o firmou um acordo com o governo local para a realização dos exames para contribuir para a retomada das atividades comerciais.

Também por nota, o Sesc-DF se posicionou contra a decisão judicial e ressaltou que irá continuar na tentando, de forma legal, realizar a “democratização do acesso aos testes para a detecção de coronavírus” e que “a história saberá reconhecer quem, de fato, trabalha incansavelmente em prol da sociedade.”

Bares e restaurantes

Amanhã (15) voltam a funcionar os bares e restaurantes no DF. Impedidos de funcionar desde março em razão da pandemia de covid-19, o segmento retoma as atividades com a adoção de uma série de medidas de segurança. Entre elas estão a proibição de eventos e música ao vivo que aglomere pessoas, fica determinado que a lotação dos bares e restaurantes deve ocupar, no máximo, 50% de sua capacidade.

Bares e restaurantes do DF reabrem nesta quarta (15)

Cada mesa só poderá permitir o assento de seis pessoas, também deve haver a limpeza constante e higienização de pratos e copos, além do distanciamento entre mesas e clientes. O uso de ar-condicionado, se puder, pode ser evitado e substituído pela ventilação natural.

O cafezinho na saída e oferta de itens de degustação estão vetados. E cardápios, mesas e cadeiras devem ser higienizados após o uso de cada cliente.

A fiscalização dos estabelecimentos será feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde.

Com o fechamento dos bares e restaurantes, sindicatos que representam os setores, constataram que cerca de 30 mil funcionários pessoas que atuam nessas áreas foram dispensados durante a pandemia.

Shoppings

O Diário Oficial do DF (DODF) trouxe hoje, 14, a publicação da alteração do horário de funcionamento dos shoppings centers. De acordo com os novos horários, a abertura não mais será feita às 13h, mas sim às 11h. O fechamento continua sendo às 21h. Outra determinação trazida na edição de hoje do DODF é a reabertura de academias, bares e restaurantes dentro de clubes recreativos.

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Avenida Central de Taguatinga não será mais interditada neste sábado

Por Fernanda Santos A avenida central de Taguatinga não será interditada, conforme estava previsto para ocorre neste sábado (28). Segundo o Governo do DF (GDF),...

Na Hora da Rodoviária recebe mutirão da Defensoria Pública da União

Por Fernanda Santos A agência do Na Hora, na rodoviária do Plano Piloto, vai estar aberta neste sábado (28), das 13h30 às 18h, para atender...

Saldo do Nota Legal poderá ser usado para pagar tributos vencidos

Por Fernanda Santos A Secretaria de Economia do Distrito Federal publicou, no Diário Oficial do DF (DODF), desta quinta-feira 26, o decreto que possibilita aos...