Programa leva educação cidadã para escolas públicas e privadas do Brasil
Íris Cruz, Ascom/SEEDF
Hélvia Paranaguá ressalta a importância do Programa que incentiva a educação cidadã em escolas públicas e privadas. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF
A conhecida frase da história dos Três Mosqueteiros, um por todos e todos por um, ganhou novo cenário dentro da Turma da Mônica e deu nome ao projeto que incentiva a educação cidadã em escolas públicas e privadas.
Por meio de parceria da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério da Educação (MEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Instituto Maurício de Souza, a Secretaria de Educação do Distrito Federal apoia a iniciativa, que pode ser acessada de forma gratuita por todas as escolas do país.
“Vamos abraçar juntos essa causa. É fundamental que o nosso adulto do futuro tenha compreensão, hoje, da ética e da cidadania”, destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, em reunião com a equipe do programa e com o secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Roberto César de Oliveira.
Proposta dinâmica
Com apoio dos personagens da Turma da Mônica, o programa envolve estudantes, famílias e professores em estudo sobre a construção da cidadania, apresentando o exercício da cidadania de forma divertida.
O material, dividido para turmas dos 1º aos 5º anos, é composto por vídeos, histórias, guias para os professores e banco de atividades. Para acessar, basta entrar na página do programa ou baixar o aplicativo “Um por todos e todos por um” disponível na Play Store ou Apple Store. As escolas interessadas também podem fazer a solicitação do conteúdo impresso.
Fonte: Secretaria de Educação